Otimizar o andamento de obras em empresa de engenharia


A empresa não possuía a visão geral do andamento das obras, cada responsável gerenciava individualmente e os atrasos não eram monitorados.
A sugestão foi implementar um painel que ficasse à vista, para que tanto a gerência quanto os responsáveis visualizassem o andamento das obras e gerasse uma otimização no desempenho geral do quadro.
Demos uma importância maior para a visualização dos atrasos, pois esse era a principal reclamação dos clientes.
A solução utilizada foi reorganizar as planilhas utilizadas, antes cada responsável mantinha um controle separado. Implementamos então um histórico do andamento dessas obras, onde colocamos somente as informações mais relevantes para o painel, afinal o objetivo não era que os responsáveis ficassem preenchendo intermináveis planilhas, mas que fosse uma única base mais amigável e objetiva. Fizemos também uma análise dos sistemas já utilizados pela empresa e criamos automações para selecionar dados que agregariam no dashboard.
O dashboard foi disponibilizado via link e a empresa também colocou em uma TV no centro da sala, onde pudesse ficar facilmente visível. No primeiro dia da implantação, a caixa de e-mail dos gestores aumentou devido aos e-mails com as possíveis soluções aos atrasos apresentados, cada responsável começou a ter uma maior noção do cenário geral dos atrasos quando via no dashboard (e também não queriam seu nome destacado em vermelho).
O resultado apresentado foi uma maior transparência e acesso facilitado para os gestores no andamento das obras, a redução nos atrasos e a construção do histórico de todas as obras da empresa.









